
A gigante do café Starbucks (SBUB34) divulgou nesta terça-feira (29) que suas vendas em mesmas lojas caíram pelo quarto trimestre consecutivo, embora os lucros e a receita trimestral tenham superado as expectativas de Wall Street.
A empresa iniciou um plano de recuperação no último trimestre, na esperança de revitalizar seus negócios nos Estados Unidos, que têm enfrentado dificuldades ao longo do último ano.
O CEO Brian Niccol, em um vídeo divulgado no site da empresa, afirmou que, apesar de ainda haver espaço para melhorias, a Starbucks está progredindo conforme o planejado e está confiante de que está no caminho certo.
Entre as medidas adotadas estão a remoção de cobranças extras por opções de leite não lácteo, foco no marketing de café e a redução de 30% dos itens de seu cardápio de alimentos e bebidas até o final do ano fiscal de 2025.
Os resultados financeiros da Starbucks para o primeiro trimestre fiscal mostraram um lucro líquido de US$ 780,8 milhões, ou 69 centavos por ação, uma queda em relação aos US$ 1,02 bilhão, ou 90 centavos por ação, do ano anterior.
As vendas líquidas da empresa permaneceram inalteradas em US$ 9,4 bilhões em comparação com o ano anterior.
As vendas em mesmas lojas caíram 4%, impulsionadas por uma queda de 6% no tráfego em suas lojas, superando as expectativas de Wall Street de uma queda mais acentuada de 5,5%.
Nos Estados Unidos, as vendas em mesmas lojas caíram 4% devido a uma redução de 8% no tráfego em seus cafés.
Sob a liderança de Niccol, que assumiu em setembro, a empresa tem se esforçado para reverter seus negócios nos EUA, focando novamente no café e na experiência do cliente. A Starbucks também reduziu promoções, resultando em uma queda de 40% nas transações com desconto durante o trimestre.
Internacionalmente, as vendas em mesmas lojas também caíram 4%.
Na China, seu segundo maior mercado, as vendas caíram 6%, impulsionadas por uma queda de 4% no ticket médio. A Starbucks tem apostado em descontos na China para competir com rivais de preços mais baixos, como a Luckin Coffee.
Niccol visitou lojas na China recentemente e a empresa está explorando parcerias estratégicas para expandir seus negócios no país.
A Starbucks suspendeu sua previsão para o ano fiscal de 2025, citando os esforços de recuperação. A empresa também planeja abrir menos novas lojas e realizar menos reformas em 2025 para liberar capital e impulsionar sua recuperação.
No entanto, Niccol vê uma forte demanda por mais cafés a longo prazo, especialmente nos EUA, onde ainda vê potencial para dobrar o número de lojas, melhorando a saúde geral de seu portfólio.
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