Governo registra 40 milhões de simulações de crédito consignado em 72 horas

O programa de empréstimo consignado recém-lançado pelo Governo Federal já demonstra forte adesão popular. De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (24), mais de 40 milhões de simulações foram realizadas entre sexta-feira (21) e domingo (23), apenas nos três primeiros dias de funcionamento do sistema.

A nova modalidade de crédito, voltada exclusivamente para trabalhadores com carteira assinada, permite a contratação de empréstimos com desconto automático em folha de pagamento. A operação é feita por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, e neste momento está restrita aos trabalhadores que utilizam a plataforma digital a ampliação para o público geral com carteira assinada deve ocorrer a partir de 25 de abril.

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o limite de comprometimento da renda mensal com o consignado será de até 35% do salário líquido, o que oferece uma margem considerável para quem busca crédito, mas também exige responsabilidade financeira. O ministro reforçou ainda que o ideal é que os trabalhadores aguardem até 24 horas após a simulação, tempo necessário para que os bancos apresentem diferentes propostas. Isso permitirá que os usuários possam comparar taxas e condições antes de fechar o contrato.

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a lógica do programa está justamente na concorrência entre instituições financeiras, o que deverá resultar em taxas de juros mais atrativas para o trabalhador. A expectativa do governo é que a digitalização e a transparência tragam mais competitividade ao sistema bancário.

O alto número de acessos em tão pouco tempo é interpretado por especialistas como um sinal duplo: ao mesmo tempo em que aponta para o sucesso da iniciativa, também evidencia a alta demanda por crédito por parte dos brasileiros muitas vezes motivada pelo endividamento e pela necessidade de reorganizar as finanças pessoais.

A recomendação do governo é clara: simular, comparar e escolher com cautela. A plataforma da Carteira de Trabalho Digital centraliza todas as ofertas, permitindo que o trabalhador avalie as melhores condições de empréstimo consignado de forma prática e segura.

O post Governo registra 40 milhões de simulações de crédito consignado em 72 horas apareceu primeiro em O Petróleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal

 
Rolar para cima