O Nubank somava 100,770 milhões de clientes no final do ano passado, de acordo com um ranking que o Banco Central divulgou nesta quinta.
Isso coloca o banco, fundado em 2013, na terceira posição entre os de maior clientela no país – superando os 98,503 milhões do Itaú. Caixa, com 154,165 mi e Bradesco, com 109,110 mi (mais sobre a lista adiante).
O dado vem num momento em que David Vélez, co-fundador e CEO, falou sobre planos de expansão no Fórum Econômico Mundial, em Davos. O Nubank também opera no México, onde soma 10 milhões de clientes, e na Colômbia, com 3 milhões. Mas pode estender a lista.
Em dezembro de 2024, o Nubank comprou por US$ 150 milhões uma participação no Tyme Group, um banco digital sul-africano que também opera nas Filipinas, e conta com 15 milhões de clientes.
“Países na África podem ter oportunidade. Países do oeste da Ásia podem ter”, ele disse a um grupo de jornalistas brasileiros na cidade suíça. Mas não se ateve a países emergentes. “Eu acho que os Estados Unidos podem ter uma oportunidade”. De acordo com a Folha de S.Paulo, Vélez diz que começaria uma eventual operação nos EUA pelas beiradas, como um banco regional.
O Nubank também avalia uma mudança de domicílio legal. Hoje, a holding tem sede nas Ilhas Cayman. A ideia é buscar um país com regras mais reconhecidas internacionalmente. Entre as possíveis opções, estaria o Reino Unido.
O ranking do BC
A cada três meses, o Banco Central divulga seu ranking de reclamações, listando o número de queixas que cada instituição registra. A lista também traz o número atualizado de clientes de cada uma, de acordo com seus critérios (que podem diferir daqueles que cada banco usa).
Veja aqui as tabelas com os números de clientes: